Sua página de informações sobre Santa Maria | Fale Conosco




HOSPITAL REGIONAL DE SANTA MARIA GANHARÁ ABRIGO DE RESÍDUOS

Local receberá lixo não infectante, contribuindo para o meio ambiente; o investimento do IgesDF é de R$ 788.793,50

Nesta segunda-feira (15), foi realizada a perfuração e concretagem da fundação do abrigo de resíduos do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que vai receber todo o lixo hospitalar não infectante do local.

Segundo o superintendente de Engenharia do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Rubens de Oliveira Pimentel, a construção do abrigo de resíduos foi tratada como uma prioridade, pois representa um marco regulatório para o HRSM. “Isso demonstra o comprometimento da instituição em lidar de forma responsável com o descarte de resíduos gerados, trazendo grandes benefícios para o meio ambiente”, afirma.

No local serão armazenados resíduos tais como gesso, luva, esparadrapo, algodão, gazes, compressas, equipo de soro e outros similares – que tenham tido contato ou não com sangue -, bolsas transfundidas vazias ou contendo menos de 50 ml de produto residual. Além de resíduos provenientes das áreas administrativas, resíduos de varrição, flores, podas e jardins, dentre outros. Já o lixo infectante possui um abrigo exclusivo.

“Será construído um abrigo externo de resíduos hospitalares do tipo D, que são os resíduos hospitalares que não necessitam de processos específicos relacionados ao acondicionamento, identificação e tratamento”, explica a Gerente de Projetos, Tatiana Tostes

O abrigo de resíduos foi projetado conforme as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se configura como uma obra de grade porte. A empresa contratada para a execução da obra por meio de chamamento público é a Civil Engenharia LTDA e o investimento do IgesDF é de R$ 788.793,50.

A obra está sendo acompanhada pela gerente de Fiscalização de Obras do IgesDF, Luana Lucchini. De acordo com ela, trata-se de uma obra bastante relevante ao HRSM, uma vez que estabelece um sistema eficiente de acondicionamento temporário dos resíduos comuns em local coberto e adequado.

“Facilita o recolhimento pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), possibilita a coleta correta das águas residuais provenientes das lavagens dos containers”, destaca.

O objetivo da obra é regularizar e fazer o descarte apropriado dos resíduos hospitalares do HRSM. O abrigo de resíduos vai ter uma área total de 380 m² construídos.

“Com o abrigo haverá a melhor otimização dos processos de gestão de resíduos e redução de riscos de acidentes e contaminação. A consequência será gerar ganhos na higiene e na limpeza no ambiente de trabalho, além de mais produtividade e contribuição com as metas de sustentabilidade sem agredir o meio ambiente”, explica o assessor técnico de engenharia Vitor Albuquerque.

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)


Publicado em: 17/04/2024 - 08:09:03
Redação: Agência Brasília
Fotos: Agência Brasília
Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br
Visualizações: 62

Deixe o seu comentário
ATENÇÃO: Comentários ofensivos, xingamento, acusações sem fundamentos e similares estão sujeitos a exclusão automática!







------ MAIS NOTÍCIAS ------


------ PUBLICIDADE ------
ACHEI MÓVEIS USADOS
Endereço: CL 201 Lote C Loja 3 - Santa Maria Sul/DF
Telefone: (61)99403.1220
Atendimento: Segunda a Sexta de 8:00 às 18:00 e Sábado de 8:00 às 12:00
E-mail: acheimoveisusados@gmail.com
Site: www.acheimoveiusados.com.br
Instagram: @Achei Móveis Usados
Localização: https://maps.app.goo.gl/R4Ru7SXCHDtwvbBC9


Algumas fotos da empresa


Fale com Achei Móveis Usados via Whatsapp