OBRA DO TERMINAL DE SANTA MARIA CHEGA A 30% DO CRONOGRAMA

A construção do terminal rodoviário de Santa Maria teve início em março deste ano e está com 30% do cronograma concluídos. É a concretização de um antigo sonho dos usuários do transporte público coletivo da cidade. O terminal vai beneficiar os mais de 120 mil moradores de Santa Maria, devendo ser um novo polo de desenvolvimento no local. O terminal está sendo construído em terreno com área total de 16.015,43 m², que fica na quadra 401, onde antes era o estacionamento do ponto final dos ônibus.

“Achei ótimo quando recebi a notícia da construção, porque é um transtorno pegar ônibus ali no estacionamento”, disse Alexandre Henrique de Carvalho Reis, que trabalha com fotografia e costuma embarcar numa linha que vai até a estação do BRT. Morador desde criança na quadra 302 de Santa Maria, próxima ao terminal, ele conta que toda manhã um grande número de estudantes e trabalhadores sofrem para embarcar num ônibus naquele local.

“Por muito tempo aguardamos por esse terminal. Passei anos pegando chuva e sujando meus sapatos. Agora vemos a obra à todo vapor. É um verdadeiro sonho realizado e um progresso para a cidade”, complementa Arthur Paraíso, morador da QR 301. 

 

 

“Nessa época de seca é ruim porque tem poeira e calor, mas na época da chuva é ainda mais complicado. O lugar tinha apenas um pequeno abrigo e as pessoas eram obrigadas a tentar se proteger em lojas próximas. E para piorar, os ônibus saiam, uns para um lado, outros para o lado oposto, se a pessoa não tivesse conhecimento não conseguia embarcar. Estamos temporariamente tendo de pegar os ônibus em outras paradas, mas quando o terminal ficar pronto será bom, porque aí vai acabar com essa desorganização”

A rodoviária de Santa Maria será ponto de partida de 14 linhas de ônibus circulares e também linhas alimentadoras do BRT. Pelo local passam pelo menos 72 ônibus que fazem 419 viagens de segunda a sexta, 332 aos sábados e 193 aos domingos. O novo terminal poderá ser utilizado ainda para fazer a integração com as linhas do semiurbano do Entorno do Distrito Federal.

O terminal terá plataformas com 10 boxes para embarque e desembarque, e 53 vagas para estacionamento de ônibus na fila de espera. O estacionamento público contará com 60 vagas para veículos e 25 vagas para motos, além de um módulo paraciclo com 70 m². Serão construídos dois banheiros públicos com acessibilidade e o espaço para uma lanchonete.

O GDF está investindo R$ 4,8 milhões na construção, que tem previsão para ser concluída em 2021.


Publicado em: 21/09/2020 - 15:06:15
Redação: Elisson Ferreira - ASCOM Administração Regonal de Santa Marial
Fonte: www.santamaria.df.gov.br
Visualizações: 3560


Ir para a listagem de noticia