Notícias de Santa Maria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA MARIA/DF
LEI QUE INSTITUI O SUS COMPLETA 30 ANOS

O dia 19 de setembro marca uma das datas mais importantes para a saúde pública brasileira, pois foi o dia em que foi sancionada a Lei 8.080/1990 que instituiu o Sistema Único de Saúde. Com a criação do SUS ficou instituído o acesso universal à rede pública de saúde, sem discriminação.

Neste período, o Distrito Federal estruturou sua rede de assistência e hoje consegue dar respostas às principais necessidades da população, com a capacidade de adaptação para as adversidades e exceções, como o período da pandemia que estamos atravessando.

O Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, enviou uma mensagem, por vídeo, sobre os 30 anos do Sistema Único de Saúde.

A rede pública de saúde do DF oferece, hoje, uma carta de serviços visando dar a assistência completa ao usuário do sistema. A rede está organizada em Atenção Primária à Saúde, que acontece nas Unidades Básicas de Saúde com suas equipes de Saúde da Família; Atenção Secundária, com serviços ambulatoriais, policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial, e especializados de reabilitação; e a Terciária, que são os serviços especializados oferecidos nos hospitais de pronto atendimento e tratamentos com internação.

Atenção Primária

Na prevenção às doenças, uma parte essencial são as vacinas. A Secretaria de Saúde disponibiliza vacinas que protegem contra mais de 20 doenças. As doses para crianças e adultos, conforme calendário vacinal, estão disponíveis em 128 salas de vacinas que abrangem todo o território do DF. Algumas dessas vacinas estão disponíveis durante todo o ano, outras são sazonais.

Esses profissionais podem atuar conjuntamente com o apoio e auxílio das equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), que contam com profissionais de outras especialidades (fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico nutricionista e/ou assistente social) de acordo com as demandas em saúde.

Nas sete regiões de saúde em que está dividido o território do DF há 172 UBS disponíveis para a população, conforme o endereço de residência de cada usuário. Entre os atendimentos realizados na Atenção Primária estão pré-natal, acompanhamento para hipertensos e diabéticos, os cuidados da primeira infância, entre outros que abrangem todas as idades e que não demandam urgência.

Na atenção primária também há dispensação de medicamentos em algumas unidades de saúde, bem como de psicotrópicos, todos disponibilizados mediante a apresentação de receituário médico.

Atenção secundária

A Atenção Secundária atua no atendimento ambulatorial especializado, como suporte à Atenção Primária à Saúde, e em casos que não são de urgência e emergência (Atenção Especializada – hospitais). Pode ser interpretada como nível de média complexidade.

Dentro da Atenção Secundária estão as Policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial CAPS), Centros de Reabilitação, Ambulatórios e outros que oferecem atendimento ambulatorial especializado e atuam como suporte à Atenção Primária à Saúde em casos que não são de urgência e emergência.

Dessa forma, o médico de família encaminha o paciente, pelo sistema de regulação, para as consultas médicas nas áreas de: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Oftalmologia, Psiquiatria, Pneumologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia dentre outras; e especialidades não médicas: consultas de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, dentre outras especialidades.

Já o atendimento nos Caps, Centro de Orientação Médica e Psicopedagógica (Commp), Adolescentro pode receber o encaminhamento de uma UBS ou, em alguns casos, o usuário pode ir direto ao local. No caso dos atendimentos para menores de idade precisa do acompanhamento de um adulto.

Com relação específica aos Caps, eles se subdividem para atender as diferentes necessidades dos pacientes e, no DF estão disponíveis os seguintes serviços: os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Distrito Federal oferecem assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. Abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, etc, e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

Os indivíduos em situações de crise podem ser atendidos em qualquer serviço da Rede de Atenção Psicossocial, formada por várias unidades com finalidades distintas, de forma integral e gratuita. Na rede pública de saúde do Distrito Federal há os seguintes atendimentos:

– Caps I: oferece atendimento multiprofissional e psicossocial a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive para pacientes dependentes ou que fazem uso nocivo de álcool e outras drogas.
– Caps II: oferece atendimento multiprofissional e psicossocial para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes.
– Caps III: oferece atendimento multiprofissional e psicossocial para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes com acolhimento noturno.
– Caps-AD (álcool e drogas): oferece atendimento multiprofissional e psicossocial para pacientes dependentes ou que fazem uso nocivo de álcool e outras drogas.
– Caps-AD III: oferece atendimento multiprofissional e psicossocial para pacientes dependentes ou que fazem uso nocivo de álcool e outras drogas com acolhimento noturno.
– Capsi (Infantil): oferece atendimento multiprofissional e psicossocial para crianças e adolescentes (menores de 18 anos) em sofrimento psíquico grave e menores de 16 anos que fazem uso de álcool e/ou outras drogas.

Dentro da saúde mental, também está disponível a casa de passagem do Instituto de Saúde Mental que funciona como um dispositivo transitório de cuidado em saúde mental para pessoas portadoras de transtornos mentais graves e persistentes.

Ainda na Atenção Secundária a Secretaria de Saúde disponibiliza o atendimento ambulatorial de enfermagem em cuidados com a pele, que são os ambulatórios de estomias, de feridas complexas, e do pé diabético. Também há o atendimento e acompanhamento de referência: Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV, Aids, Hepatites Virais, Hanseníase e Tuberculose.

Outro atendimento importante que a rede oferece são os cuidados paliativos, que é uma “abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e suas famílias, que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida. Previne e alivia o sofrimento, pela identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais”.

O principal local para este tipo de cuidado é o Hospital de Apoio de Brasília, mas outras unidades da rede também atuam nesta frente. O serviço dos Núcleos Regionais de Atenção Domiciliar (NRADs) é de grande importância para o bom funcionamento da rede. Esses núcleos são multiprofissionais e atendem aqueles pacientes que precisam de cuidados médicos e de enfermagem, mas têm a condição necessária de ter esse acompanhamento em casa, liberando o leito de enfermaria dos hospitais e tendo um tratamento mais humanizado perto de seus familiares.

Atenção terciária ou especializada

A rede de atenção às urgências e emergências é constituída pelos Hospitais Regionais e de Referência Distrital, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). As UPAs estão presentes em seis Regiões Administrativas: Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas e Samambaia. Já os hospitais regionais estão em Ceilândia, Brazlândia, Taguatinga, Samambaia, Paranoá (Hospital da Região Leste), Gama, Santa Maria, Sobradinho, Planaltina, Asa Norte e Guará.

O DF possui cinco Unidades de Referência Distrital, são elas o pioneiro Hospital de Base, o Hospital Materno Infantil de Brasília, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital de Apoio e Hospital da Criança.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, três unidades provisórias entraram em funcionamento: o Hospital de Campanha do Estádio Mané Garrincha, Hospital Modular Acoplado ao HRC e o Hospital de Campanha do Centro Médico da Polícia Militar. Além desses, o Hospital de Campanha de Ceilândia está em construção e, após a pandemia, será transformado no primeiro hospital materno infantil de Ceilândia.

Vigilância em Saúde

Uma área muito importante é a Vigilância em Saúde, que trabalha na prevenção, promoção, redução, eliminação dos riscos e agravos à saúde da população.

A área responsável pela sua organização é a Subsecretaria de Vigilância à Saúde. Consiste na observação contínua da distribuição e tendências da incidência de doenças mediante a coleta sistemática, consolidação e avaliação de informes de morbidade e mortalidade, assim como de outros dados relevantes e a regular disseminação dessas informações a todos que necessitam conhecê-la.

Por exemplo, as campanhas e ações de combate à dengue, bem como o monitoramento dos focos de mosquito e notificações de casos, tudo passa pela Vigilância Epidemiológica e Ambiental, que estão dentro da Vigilância em Saúde.

Também os assuntos referentes às zoonoses pertencem a essa área da Secretaria de Saúde que presta atendimento direto à população. Nesta área também está a Vigilância Sanitária, que tem um papel fundamental de fiscalização e orientação, vigilância em Violência, em Saúde do Trabalhador e o Laboratório Central de Saúde Pública.

Todos os serviços de saúde do Distrito Federal estão disponíveis para toda a população, independente da classe social, raça ou etnia, como preconiza o SUS.

História do SUS

A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu em 17 de Maio de 1988, na 267 ª Sessão da Assembleia Nacional Constituinte, mas somente em 19 de Setembro de 1990 foi sancionada a Lei 8.080/1990 que instituiu o Sistema Único de Saúde.

Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF-88), a “Saúde é direito de todos e dever do Estado”. Assim foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população.

A atenção integral à saúde, e não somente os cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida.


Publicado em: 21/09/2020 - 14:32:40
Redação: Agência Brasília
Fotos: Agência Brasília
Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br
Compartilhar:


Cardápio de segunda-feira (26/10/2020) no Restaurante Comunitário: Carne suína assada ao molho escuro Opção: vatapá de frango. Confira o cardápio de todo o mês na listagem abaixo:...
Ver Mais Ver arquivo PDF
Compartilhar:

Cardápio de segunda-feira (26/10/2020) no Restaurante Comunitário: Carne suína assada ao molho escuro Opção: vatapá de frango. Confira o cardápio de todo o mês na listagem abaixo:...
Ver Mais

Compartilhar:
Atualização dos preços dos combustívels em Santa MariaPreço da gasolina: R$ 4,65Preço do etanol: R$ 3,47Preço do diesel comum: R$ 3,69...
Ver Mais
Compartilhar:

Atualização dos preços dos combustívels em Santa MariaPreço da gasolina: R$ 4,65Preço do etanol: R$ 3,47Preço do diesel comum: R$ 3,69...
Ver Mais

Compartilhar:
Conforme o relatório emitido pela Secretaria de Saúde do DF em 26/10/2020, a Santa Maria já totalizou 6948 casos de COVID-19 e 176 óbitos em decorrência do vírus....
Ver Mais
Compartilhar:

Conforme o relatório emitido pela Secretaria de Saúde do DF em 26/10/2020, a Santa Maria já totalizou 6948 casos de COVID-19 e 176 óbitos em decorrência do vírus....
Ver Mais

Compartilhar:
A Secretaria do Trabalho do Distrito Federal está disponbilizando 573 vagas de emprego para esta segunda-feira (26/10/2020) Confira as vagas na listagem abaixo:...
Ver Mais Ver arquivo PDF
Compartilhar:

A Secretaria do Trabalho do Distrito Federal está disponbilizando 573 vagas de emprego para esta segunda-feira (26/10/2020) Confira as vagas na listagem abaixo:...
Ver Mais

Compartilhar:
Confira as fotos da final do campeonato Veterano de Santa Maria ...
Ver Mais Ver FOTOS
Compartilhar:

Confira as fotos da final do campeonato Veterano de Santa Maria ...
Ver Mais Ver Fotos

Compartilhar:
Em emocionante jogo, o Santa City venceu o Gazeta e se consagrou o campeão veterano de Santa Maria 2020 pelo campeonato do Clube dos 13.   ...
Ver Mais Ver VÍDEO
Compartilhar:

Em emocionante jogo, o Santa City venceu o Gazeta e se consagrou o campeão veterano de Santa Maria 2020 pelo campeonato do Clube dos 13.   ...
Ver Mais Ver Vídeos

Compartilhar:
A Administração Regional recebeu nesta quarta-feira (21), a Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. Após reunião na sede, acompanhada da administradora Marileide Romão, a comitiva da Sejus e da Administração estiveram em locais importantes para o fortalecimento dos trabalhos e para a realização do programa “Sua vida vale muito”, que acontecerá em novembro, em Santa Maria.  A ação, conduzida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), foi criada para atender e orientar idosos e seus familiares sobre a Covid-19. A população tem acesso a médicos, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros profissionais voluntários mobilizados para atender gratuitamente a comunidade.  Atividades como emissão da primeira via da identidade e orientação e agendamento para os servi&cced...
Ver Mais
Compartilhar:

A Administração Regional recebeu nesta quarta-feira (21), a Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. Após reunião na sede, acompanhada da administradora Marileide Romão, a comitiva da Sejus e da Administração estiveram em locais importantes para o fortalecimento dos trabalhos e para a realização do programa “Sua vida vale muito”, que acontecerá em novembro, em Santa Maria.  A ação, conduzida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), foi criada para atender e orientar idosos e seus familiares sobre a Covid-19. A população tem acesso a médicos, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros profissionais voluntários mobilizados para atender gratuitamente a comunidade.  Atividades como emissão da primeira via da identidade e orientação e agendamento para os serviços do Na Hora e orientações sobre prevenção de glaucoma e serviços de nutricionista também fazem parte do programa.  No próximos dias, a Secretaria e a Administração deverão anunciar o planejamento, execução e cronograma das ações a serem realizadas. “O governador Ibaneis Rocha tem demonstrado o interesse em fortalecer as comunidades com ações sociais importantes e a v...
Ver Mais

Compartilhar:
Ainda na madrugada desta quarta-feira (21) rodoviários da empresa Auto Viação Marechal cruzaram os braços. É a terceira paralisação nos últimos 30 dias, e o motivo é o mesmo: falta de pagamento. Funcionários alegam que não receberam 40% do último salário. Cestas básicas e horas extras referentes a setembro também estão em atraso. Com a paralisação, cerca de 489 ônibus ficaram estacionados nos terminais de Ceilândia e de Samambaia. Embora tenha garagens somente nas duas  cidades, a Marechal circula nas regiões de Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas, Águas Claras, Guará, Gama e Santa Maria. A Marechal emitiu nota sobre a  paralisação dos funcionários. A empresa afirma que aguarda um repasse do GDF que era para ter ocorrido na terça (20), mas, segundo a eles, &ldquo...
Ver Mais
Compartilhar:

Ainda na madrugada desta quarta-feira (21) rodoviários da empresa Auto Viação Marechal cruzaram os braços. É a terceira paralisação nos últimos 30 dias, e o motivo é o mesmo: falta de pagamento. Funcionários alegam que não receberam 40% do último salário. Cestas básicas e horas extras referentes a setembro também estão em atraso. Com a paralisação, cerca de 489 ônibus ficaram estacionados nos terminais de Ceilândia e de Samambaia. Embora tenha garagens somente nas duas  cidades, a Marechal circula nas regiões de Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas, Águas Claras, Guará, Gama e Santa Maria. A Marechal emitiu nota sobre a  paralisação dos funcionários. A empresa afirma que aguarda um repasse do GDF que era para ter ocorrido na terça (20), mas, segundo a eles, “houve um atraso por parte do governo”. A empresa também condena o Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal e diz que o órgão “mais uma vez se mostrou insensível a esses tempos difíceis de pandemia”. Mesmo com todos os esforços da Auto Viação Marechal no sentido de quitar o adiantamento salarial e a cesta básica dos seus funcionários, o Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, m...
Ver Mais

Compartilhar:
O casal acusado de participar do assassinato de Alan Bonfim Serpa, de 29 anos, acabou preso nesta terça-feira (20/10). João Paulo Fernandes da Silva, 38, é suspeito de atirar na cabeça da vítima, e Priscila Oliveira Leite teria facilitado a fuga do homem após o crime, ocorrido em 9 de setembro deste ano. A vítima era dona de um hookah em Santa Maria. Segundo investigação da 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria), a motivação do homicídio foi uma briga por causa de uma motocicleta. João Paulo teria anunciado a venda do veículo em um site de vendas da internet, cobrando R$ 10 mil. Alan teria visto a publicação e demonstrado interesse na venda. Após negociação, o suspeito entregou a motocicleta para Alan, mas não recebeu o valor cobrado. Por causa do golpe, João Paulo decidiu matar a vítima. No dia do crime, o homem foi...
Ver Mais
Compartilhar:

O casal acusado de participar do assassinato de Alan Bonfim Serpa, de 29 anos, acabou preso nesta terça-feira (20/10). João Paulo Fernandes da Silva, 38, é suspeito de atirar na cabeça da vítima, e Priscila Oliveira Leite teria facilitado a fuga do homem após o crime, ocorrido em 9 de setembro deste ano. A vítima era dona de um hookah em Santa Maria. Segundo investigação da 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria), a motivação do homicídio foi uma briga por causa de uma motocicleta. João Paulo teria anunciado a venda do veículo em um site de vendas da internet, cobrando R$ 10 mil. Alan teria visto a publicação e demonstrado interesse na venda. Após negociação, o suspeito entregou a motocicleta para Alan, mas não recebeu o valor cobrado. Por causa do golpe, João Paulo decidiu matar a vítima. No dia do crime, o homem foi até o hookah, localizado no Conjunto B da Quadra 319 de Santa Maria. Ali, deu um tiro na cabeça de Alan. A vítima chegou a ser socorrida pelos bombeiros após uma parada cardiorrespiratória. O homem foi internado em estado gravíssimo no Hospital Regional de Santa Maria, mas não resistiu ao ferimento e morreu no local, no dia 10 de setembro. ...
Ver Mais

Compartilhar:
Mais uma terça-feira chegou e hoje é dia de balanço de obras em Santa Maria. Vamos falar de um benefício que a cidade ganhará, em breve, para o descarte regular de materiais: o papa-entulho (PEV).  O espaço na AC 219 já está em construção com mais de 45% da obra realizada e deve ser concluída até o início de dezembro. Quando estiver pronto, o local receberá entulhos, móveis, restos de poda de árvores, materiais recicláveis e óleo de cozinha em ambiente limpo e organizado. A gestão dos espaços será feita pelo SLU e recebeu  emenda da Deputada Distrital Jaqueline Silva (PTB).   Nos equipamentos, cada pessoa pode entregar, gratuitamente, até um metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de resíduos de construção, volumosos (como móveis) e restos de...
Ver Mais
Compartilhar:

Mais uma terça-feira chegou e hoje é dia de balanço de obras em Santa Maria. Vamos falar de um benefício que a cidade ganhará, em breve, para o descarte regular de materiais: o papa-entulho (PEV).  O espaço na AC 219 já está em construção com mais de 45% da obra realizada e deve ser concluída até o início de dezembro. Quando estiver pronto, o local receberá entulhos, móveis, restos de poda de árvores, materiais recicláveis e óleo de cozinha em ambiente limpo e organizado. A gestão dos espaços será feita pelo SLU e recebeu  emenda da Deputada Distrital Jaqueline Silva (PTB).   Nos equipamentos, cada pessoa pode entregar, gratuitamente, até um metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de resíduos de construção, volumosos (como móveis) e restos de podas. “O usuário terá um local adequado para entregar esses resíduos evitando o acúmulo de entulhos descartados irregularmente em alguns pontos de Santa Maria, evitando o mosquito da dengue”, alerta a administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão. Os papa-entulho (PEV) são fundamentais para manter a cidade limpa e organizada e diminuir consideravelmente os casos de dengue. O local construído segue rigoroso padrão ...
Ver Mais

Compartilhar:
Na manhã desta sexta-feira (16), servidores da Administração Regional de Santa Maria participaram de reunião virtual promovida por lideranças comunitárias para debaterem melhorias e sugestões para a Região Administrativa. A Deputada Distrital Jaqueline Silva (PTB) também foi convidada para o encontro que durou mais de duas horas.  A maioria dos líderes comunitários parabenizaram as obras que estão em andamento e desenvolvimento na cidade enaltecendo os trabelhos do Governo do Distrito Federal e da Administração Regional, mas também cobraram agilidade em alguns pleitos como o início das obras do Parque Ecológico, a reforma dos próprios (Ginásio, Galpão Cultural e Biblioteca) e a infraestrutura em áreas mais precárias.  A administradora Marileide Romão mostrou todo o trabalho efetivo que está sendo realizad...
Ver Mais
Compartilhar:

Na manhã desta sexta-feira (16), servidores da Administração Regional de Santa Maria participaram de reunião virtual promovida por lideranças comunitárias para debaterem melhorias e sugestões para a Região Administrativa. A Deputada Distrital Jaqueline Silva (PTB) também foi convidada para o encontro que durou mais de duas horas.  A maioria dos líderes comunitários parabenizaram as obras que estão em andamento e desenvolvimento na cidade enaltecendo os trabelhos do Governo do Distrito Federal e da Administração Regional, mas também cobraram agilidade em alguns pleitos como o início das obras do Parque Ecológico, a reforma dos próprios (Ginásio, Galpão Cultural e Biblioteca) e a infraestrutura em áreas mais precárias.  A administradora Marileide Romão mostrou todo o trabalho efetivo que está sendo realizado, mesmo em tempos de pandemia, e elogiou o apoio recebido pelo chefe do executivo e pelo poder legislativo. “O governador Ibaneis Rocha tem se empenhado sempre em entregar as obras que nossa comunidade precisa e a deputada Jaqueline tem sido uma verdadeira guerreira apoiando a cidade com os pleitos e com verbas de emenda parlamentar que fazem que as obras possam acontecer”, destacou.   Na ocasião, a administradora também fez questão de disponibiliza...
Ver Mais

Compartilhar:
Quando as aulas presenciais retornarem, os 540 alunos da Escola Classe 01 Porto Rico, em Santa Maria, vão encontrar um cenário muito diferente do que estavam acostumados. Nos últimos seis anos, quem esteve ali conviveu com obras inacabadas, tapumes por todo lado e esqueletos de blocos de salas de aula. O Governo do Distrito Federal foi lá e fez: investiu R$ 1.590.020,38 na reforma completa do local, 85% executada, para levar dignidade para a comunidade da área. “Temos 30 escolas em Santa Maria e essa era a mais crítica. Hoje nos alegramos em falar que vai ser uma das mais modernas da cidade. O sentimento, como gestor, é de satisfação”, diz o coordenador regional de ensino, Augusto Freire. “A escola é um bem comum à toda a comunidade, mas principalmente do ponto de vista educacional vamos poder dar dar mais dignidade e segurança para os alunos”, emenda. Temos 30 escolas em S...
Ver Mais
Compartilhar:

Quando as aulas presenciais retornarem, os 540 alunos da Escola Classe 01 Porto Rico, em Santa Maria, vão encontrar um cenário muito diferente do que estavam acostumados. Nos últimos seis anos, quem esteve ali conviveu com obras inacabadas, tapumes por todo lado e esqueletos de blocos de salas de aula. O Governo do Distrito Federal foi lá e fez: investiu R$ 1.590.020,38 na reforma completa do local, 85% executada, para levar dignidade para a comunidade da área. “Temos 30 escolas em Santa Maria e essa era a mais crítica. Hoje nos alegramos em falar que vai ser uma das mais modernas da cidade. O sentimento, como gestor, é de satisfação”, diz o coordenador regional de ensino, Augusto Freire. “A escola é um bem comum à toda a comunidade, mas principalmente do ponto de vista educacional vamos poder dar dar mais dignidade e segurança para os alunos”, emenda. Temos 30 escolas em Santa Maria e essa era a mais crítica. Hoje nos alegramos em falar que vai ser uma das mais modernas da cidade Augusto Freire, coordenador regional de ensino A obra é executada com verba exclusiva da Secretaria de Educação por empresa vencedora de licitação junto à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e caminha para a fase final. Segundo a empresa, no momento são feitas instalações de piso emborrachado e alambrado...
Ver Mais

Compartilhar:
Confira as fotos da festa do dia das crianças realizada pelo Ministério Terra Santa. No evento as crianças se divertiram pra valer com no pula-pula, piscina de bolinha e com as atrações do palco. Teve ainda cachorro quente e refrigerante para toda a criançada. ...
Ver Mais Ver FOTOS
Compartilhar:

Confira as fotos da festa do dia das crianças realizada pelo Ministério Terra Santa. No evento as crianças se divertiram pra valer com no pula-pula, piscina de bolinha e com as atrações do palco. Teve ainda cachorro quente e refrigerante para toda a criançada. ...
Ver Mais Ver Fotos

Compartilhar:
Confira abaixo as fotos do primeiro dia da Praça da Criança em Santa Maria (sábado, 10/10) ...
Ver Mais Ver FOTOS
Compartilhar:

Confira abaixo as fotos do primeiro dia da Praça da Criança em Santa Maria (sábado, 10/10) ...
Ver Mais Ver Fotos

Compartilhar:


QUADROS FIXOS - O QUE DESEJA ACHAR?
Busque e encontre ofertas de produtos e serviços de empresas em SANTA MARIA e do Distrito Federal
Acesse
Confira aqui as coberturas fotográficas dos diversoas eventos, atividades e acontecimentos pela cidade
Acesse
Acompanhe diariamente a seção de notícias e fique por dentro de tudo que acontece em SANTA MARIA
Acesse
Registre reclamações, denuncias, solicitações e elogios sobre os serviços do GDF em Santa Maria
Acesse
Confira aqui a agenda dos próximos eventos, atividades e diversos acontecimentos pela cidade
Acesse
Confira aqui a listagem completa dos telefones e endereços dos órgãos públicos da cidade
Acesse
Confira as opções de gastronomia em Santa Maria. São pizzarias, bares, restaurantes e muito mais
Acesse
Encontre os parlamentares e as destinações de suas emendas para obras e serviços em Santa Maria
Acesse
Conheça as Líderanças Comunitárias de Santa Maria e deixe suas notas e comentários para eles
Acesse
Confira aqui o histórico dos administradores que representaram Santa Maria desde o início da cidade
Acesse
Encontre pessoas e instituições da cidade para fazer doações de alimentos e produtos diversos
Acesse
Acompanhe a atualização diária do preço da gasolina em Santa Maria, veja o gráfico da semana
Acesse
Confira a atualização diária dos casos de COVID-19 em SANTA MARIA e as mortes em decorrencia da transmissão
Acesse
Confira os pets que estão participando do Concurso Meu Belo Pet, dê seu voto e cadastre seu pet
Acesse
Para anunciar sua empresa em nosso sistema de divulgação, entre em contato pelo telefone (61) 99403-1220
Acesse
Entre em contato com a equipe do SantaOnLine para solicitar maiores informações e sugerir publicações
Acesse
www.acheisantamaria.com.br